Blog Explorando o marketing de influência

Como participar do SPFW como fashion blogger ?

Quem aí não está acompanhando esta semana o São Paulo Fashion Week?

O SPFW é um dos eventos de moda mais importante do calendário do Brasil. Além de divulgar criadores nacionais ele é essencial para lançar novos e promissores estilistas e marcas com o objetivo de fomentar novos negócios. É uma oportunidade bem grande de crescer a produção de moda no país, internacionalizar os desfiles, fortalecendo este mercado.

Por isso, todos os olhares de quem trabalha ou gosta de moda estão voltados para o Parque Ibirapuera, pois esta semana está acontecendo a 41 edição do evento. E estar no foco da moda, respirando e acompanhando tudo é o desejo de muitos influenciadores das redes sociais.

O legal é que a cada ano que passa, o reconhecimento da importância dos blogueiros nesse tipo de evento vem crescendo cada vez mais. Afinal de contas, são eles que levam para os seus leitores informações sobre o evento e o que acontece por lá e auxiliam a difundir ao público e mostrar como transportar para o dia-a-dia tudo o que se vê nas passarelas.

Os criadores de conteúdo hoje são vistos como uma ótima ferramenta de marketing para o público conhecer os designers, seja vestindo peças atuais para o show ou mostrando por antecipação peças que estarão disponíveis nas próximas estações, bem como mostrando as tendências.

Mas como ter acesso ao evento e ser convidado como blogueiro para os desfiles?

Bom, isso é possível de duas maneiras, principalmente:

1-REGISTRAR-SE COM A CREDENCIAL DA IMPRENSA OU BLOGGER PELO SITE OFICIAL.

Para isso, é necessário enviar uma solicitação de credenciamento de imprensa através de um formulário no site oficial do evento http://ffw.com.br/

É meio óbvio, mas é muito importante ter um veículo de divulgação ou blog. Ressalto, que apenas uma parcela de blogueiros são aceitos para isso – um dos critérios de seleção é a sua audiência e relatórios de acessos do Google Analytics, por exemplo. Se aceito, esse passe te permite ter acesso aos press releases e contatos, no entanto, o credenciamento de imprensa não dá acesso às salas de desfile. Para ter acesso aos desfiles é necessário solicitar convites às assessorias de imprensa das marcas.

Aliás, fique de olho no cronograma e cuidado para não perder o prazo de inscrição!

2-SER CONVIDADO PELOS ESTILISTAS PARA OS SEUS SHOWS

Para conseguir convites dos estilistas e/ou marcas, separamos algumas dicas que você pode seguir

– Ache o contato de alguém da marca

Alguns designers cuidam da lista de convidados internamente pela sua equipe, por isso, você irá ter que enviar um e-mail para o gerente ou diretor de relações públicas se apresentando e solicitando um convite. No entanto, a maioria contrata agências para organizar essa parte de convites. Essas agências podem ser exclusivas de um estilista/marca ou cuidar de vários ao mesmo tempo, portanto, saber quais são e entrar em contato é muito importante.

 – Inclua informações relevantes do seu blog no e-mail

Se você for enviar o e-mail diretamente para a equipe de R.P. inclua informações pessoais e do seu blog. Não deixe de incluir quem é você, qual é o seu blog, que assuntos você normalmente escreve, quais as informações estatísticas do seu blog. Caso já tenha tido uma experiência anterior no evento é legal abordar um pouco e se já trabalhou com a marca anteriormente também.

– Se adiante

A maioria dos lugares dos desfiles são preenchidas bem antes da data do evento, portanto, solicite o convite com bastante antecedência. E não espere de cara pela ‘front row’.

Se receber o convite, confirme a sua presença o quanto antes também!

– Agradeça sempre

Durante o evento é imprescindível fazer a cobertura do evento e atualizar nas suas redes sociais, mostrando o seu lado e sua visão da Fashion Week. Além disso, fazer um post bem estruturado e elaborado o quanto antes é sempre uma forma de prestigiar o desfile. E compartilhe com o máximo de pessoas que você puder, inclusive com quem te convidou!

Por fim, após o evento, enviar um agradecimento para quem te concedeu o convite e manter sempre um bom relacionamento é o mínimo que deve ser feito e pode te ajudar e facilitar nas próximas temporadas.

– Persista

Se você não recebeu nenhum convite, não desanime. Você pode fazer a cobertura de fora mesmo – o que pode render no seu blog um post do street style e sobre o próprio evento

Lembre-se: ter feito posts anteriores sobre o evento é um dos critérios de escolha para ser convidado para o SPFW, pois dá credibilidade para o seu blog e te capacita para ser chamado para as próximas edições. Então, mãos à obra!

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation