Blog Explorando o marketing de influência

4 Formatos Diferenciados de Branded Content que Você Pode Trazer para seu Blog

Atualmente, com o advento da internet e das redes sociais, o comportamento do consumidor mudou de maneira significativa. Agora, ele tem acesso aos mais diversos conteúdos produzidos e compartilhados por inúmeros usuários. Neste contexto, ele se torna um personagem relevante no processo de compra, sendo definitivamente o protagonista, e tornando-se capaz de selecionar quais são os conteúdos de seu interesse e o que não chama sua atenção.

Por causa dessa mudança de comportamento, o marketing e a publicidade tradicionais não são mais o suficiente para encantar e fidelizar o cliente, sendo necessário utilizar subterfúgios para tornar sua marca cativante o suficiente para influenciar no momento de compra. Pensando nisso, cada vez mais os pequenos e grandes negócios tem investido no chamado “branded content” para atrair e engajar seu público-alvo.

No post de hoje iremos entender esse conceito, porque é tão importante para sua estratégia de marketing e quais são os formatos interessantes para o seu blog. Vamos lá?

O que é branded content?

Em linhas gerais, “branded content” – provindo do inglês, como o próprio nome sugere, é o conteúdo da marca. Ou seja, é um conteúdo criado especialmente para criar uma aproximação entre cliente e empresa.

É extremamente importante destacar que o branded content refere-se a um conteúdo de qualidade, que proporciona tanto entretenimento como informação para seu público, estimulando-o não só ao interesse pelos produtos e serviços, como, principalmente ao desejo e posteriormente, à compra.

Qual a importância do brand content para o meu blog?

Conforme afirmamos no início deste artigo, o comportamento do consumidor modificou-se drasticamente ao longo dos últimos anos. E, agora, ele almeja muito mais do que publicidade, confiança. Por isso, ele baseia-se em um conteúdo de qualidade para sua tomada de decisões.

Sendo assim, marcas que desejam manter-se competitivas e com um blog de qualidade, precisam não só despertar o interesse do consumidor como também estabelecer um vínculo, um relacionamento duradouro, fazendo com que o cliente tenha interesse genuíno pela marca.

4 formatos de branded content que você pode trazer para o seu blog

O Branded content precisa impactar seu público-alvo, garantindo audiência direta em seus canais – como o blog, entregando mais do que apenas um produto ou serviço, e sim a mensagem da marca.

O segredo deste tipo de conteúdo está em adicionar o valor emocional à comunicação de maneira que a marca consiga criar um vínculo afetivo com o seu consumidor e assim também agregar valor ao seu serviço ou produto.

Perceba que neste tipo de conteúdo, o produto é apenas um coadjuvante, por isso a importância de entregar formatos de qualidade, criativos e com substância. Essa entrega pode ser feita através de quatro formatos. São eles:

  • Conteúdos de grande impacto: esse tipo de conteúdo conta com uma grande produção técnica e por esse motivo garantem um alto engajamento por parte dos consumidores porque além do conteúdo, entregam entretenimento. Um formato interessante para isso refere-se aos vídeos ou fotos.
  • Conteúdo que capacita: outra maneira de entregar um branded content é através de conteúdos capacitantes, ou seja, tutoriais com seus próprios produtos e serviços, mas que agregam algo ao cliente. Alguns formatos em que é possível entregar esse tipo de conteúdo são: fotos, vídeos, infográficos e até mesmo e-books.
  • Conteúdos participativos: uma forma muito boa de gerar engajamento é através de conteúdos que exigem um certo grau de participação, no formato de concursos e pesquisas. Assim, você não só apresenta sua marca, como recebe feedback dos clientes e um alto grau de engajamento.
  • Conteúdos de entretenimento: não é porque é divertido que não é relevante, por isso o entretenimento também é importante! Escreva conteúdos complementares aos seus produtos e serviços que sejam interessantes para sua audiência, gerando maior tráfego e aumentando a taxa de fidelidade. Alguns formatos que permitem isso são: vídeos, webinars e hangouts ao vivo.

Este post foi útil para você? Que tipo de branded content você já utiliza? Compartilhe sua experiência em nossos comentários!

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation