Blog Explorando o marketing de influência

Dicas para Aumentar Seguidores do seu Instagram Institucional

É inegável que quanto mais seguidores o seu perfil do instagram tiver, mais pessoas ou potenciais clientes você irá atingir. Por isso, o indicador de número de followers é bem importante para qualquer empresa que utiliza estratégias de marketing em suas redes sociais. Afinal de contas, é sempre bom saber se a sua mensagem está sendo bem recebida e atingindo a sua audiência – e o número de seguidores é UMA das formas para medir isso.

Uma estratégia de marketing digital sólida e ações nas mídias sociais com certeza irá refletir no número de seguidores de sua empresa e para te ajudar nisto, separamos este guia para você com 09 dicas para aumentar o número de seguidores do instagram de sua empresa:

1- Hashtags

Hashtags são uma ótima forma de aumentar a exposição da sua marca e engajar a sua audiência. Elas também podem motivar o engajamento com a sua empresa e até criar tráfego para o seu site.

No entanto, o que se vê muito ultimamente são marcas abusando das hashtags fazendo com que elas tenham um efeito negativo. Por isso, lembre-se de ser específico e criterioso ao utilizar hahtags. Como dica, sugere-se não ter mais hashtags do que texto e não colocar hashtags em tudo.

Utilize hashtags de sua marca em conjunto com outras, pois isso pode ajudar a sua empresa ao criar uma comunidade entre você e os seus consumidores. Você pode se beneficiar do crescimento da exposição da sua marca a potenciais clientes, além de criar uma ligação entre você e os seus clientes engajando-os com a sua marca.

2- Takeovers

Uma forma muito interessante de interagir com pessoas de outras comunidades é utilizar o instagram takeover. Essa estratégia consiste em convidar um influenciador, funcionário, embaixador da marca, ou até mesmo um cliente para assumir o seu feed do instagram por um dia. E ela pode te ajudar a alcançar os seus objetivos nas mídias sociais, seja aumentando o engajamento, aumentando o número de seguidores ou criando uma imagem autêntica de sua empresa. Isso porque o takeover permite trazer a perspectiva de outra pessoa a respeito de sua marca, produtos e serviços, ao mesmo tempo que mostra o lado inovador e despojado de sua marca. E como fazer isso?

– Comece a comentar, curtir e engajar com possíveis candidatos de takeovers de sua marca. Construa um relacionamento;

– Faça novas conexões, mas acima de tudo, valorize as que você já tem;

– Estude o candidato e os seus seguidores para saber se eles têm fit com a sua marca;

– Construa com ele a linguagem e tom que se espera dele, deixando espaço para que ele utilize a sua autenticidade;

3- Desafios

Se existe uma frase que é verdadeira para todo mundo é “de graça, até injeção na testa”. Pessoas de um modo geral adoram ganhar presentes. Apesar de você como marca ver o caso de enviar produtos como um custo, deve-se considerar o retorno que isso dará em se falando em buzz para a sua marca. Por isso, realizar um sorteio no formato de um desafio é uma ótima forma de beneficiar os seus seguidores, assim como atrair novos usuários – especialmente se a sua campanha requerer que os participantes tagueiem amigos para concorrer. Outras ideias de desafio são: curtir a página para ganhar, comentar na foto, entre outros.

Desafios que os próprios participantes precisam criar um conteúdo é uma ótima forma de conseguir engajamento e crescer o seu número de seguidores. Chame a sua audiência para postar uma foto utilizando uma hashtag específica. Com isso, a sua marca não só estará rodando uma campanha, como criará toda uma comunidade em torno dessa hashtag. Além disso, essa modalidade permite que a sua empresa compartilhe em seu perfil alguns conteúdos criados por seguidores, o que gera conteúdo para o perfil de sua empresa.

4- Embaixadores da marca

Uma excelente estratégia para conseguir novos seguidores é trabalhar com embaixadores da marca. Eles humanizam a sua marca, ajudam a aumentar o reach de sua empresa, ajudam a melhorar a reputação da marca, proporcionam um ótimo boca-a-boca, ajudam a aumentar o tráfego para o seu site e por fim, ajudam a aumentar o awareness de sua empresa e levar a sua marca a regiões que ainda não atingiram.

Eles ajudam a reforçar os produtos e serviços e dão um toque pessoal, auxiliando na construção da identidade da marca, posicionamento, valores e voz. Por isso, é muito importante a escolha do embaixador. Pense em pessoas que já falam de seus produtos e serviços de forma positiva e construa um relacionamento com eles. Responda a essas simples perguntinhas:

Ele compartilha dos mesmos valores ao de minha marca?

Ele é alguém que empresa gostaria de ter mais próximo não só profissionalmente?

Ele é alguém com quem construiríamos um relacionamento a longo prazo?

5- Ache uma comunidade no Instagram

Independente de qual seja o seu nicho, com certeza você conseguirá achá-la no instagram. Sendo assim, identifique as comunidades relevantes para a sua empresa e preste atenção em alguns pontos importantes:

– Top influenciadores destas comunidades;

– Hashtags que são usadas;

– O estilo das fotos e o conteúdo que é compartilhado pelas contas com mais engajamento;

– Táticas utilizadas para aumentar o engajamento delas;

– Quem os influenciadores maiores mencionam ou tagueiam nos seus posts e em que contextos;

Após fazer esse estudo, utilize essa informação para guiar as suas estratégias no instagram. Algumas dicas para construir e se relacionar com as comunidades que têm conexão com a sua marca é contar a sua história e conhecer as histórias deles e Fazer o seu conteúdo ser compartilhado, construir um relacionamento off-line também indo a eventos.

6- Compartilhe vídeos

Videos têm até 2x mais engajamento que fotos. Aproveite que o instagram permitiu recentemente que possam ser feitos publicações de vídeos de até 1 min, além de permitir um novo recurso de usar vários clipes em uma mesma edição.

Crie vídeos simples, divertidos e os quais as pessoas queiram marcar ou compartilhar com seus amigos (existem alguns aplicativos de vídeos que podem te ajudar com isso). Você pode utilizar vídeos no perfil institucional das seguintes maneiras:

– Faça uma demonstração de seus produtos e serviços e responda à FAQs;

– Crie um portfolio mais visual dos seus produtos;

– Evidencia eventos e promoções especiais;

– Torne a sua marca mais humanizada;

– Crie calls-to-action e convide os seus seguidores a fazerem alguma ação;

7- Poste estrategicamente

É importante conhecer o timing certo, saber o momento em que as pessoas estão usando o instagram para realizar suas postagens. A melhor forma de conhecer e ter essa informação é testar e avaliar o que melhor funcionou e por que.

8- Curta e comente nas fotos

Pode parecer óbvio, mas a melhor forma de crescer o seu instagram é interagir com outros usuários. Mas faça isso apenas em conteúdos que são relevantes para a sua marca. Busque imagens na área de pesquisa no instagram e curta páginas e conteúdos que têm a ver com a sua marca e seus valores. Isso fará com que o seu perfil também apareça na pesquisa de usuários que são relevantes para a sua empresa.

9- Faça Perguntas

Pergunte para os seus seguidores e obtenha respostas valiosas para a sua marca, permitindo que você conheça cada vez mais a sua audiência e público. Fazendo perguntas, a sua conta poderá ser um hub para um diálogo, trazendo mais membros e seguidores. Por exemplo, se você tem uma loja, poste os produtos e pergunte qual deles os seguidores mais gostam. Se você é uma marca de Fashion, pergunte como os seguidores usariam uma determinada peça de roupa. Ou seja, use a criatividade para engajar com o seu público!

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation