Blog Explorando o marketing de influência

Checklist: o que Você Deve Colocar no seu Mídia Kit

Em nosso post anterior, “Por que meu mídia kit não atrai marcas?”, explicamos que esse documento precisa ser claro, de fácil leitura e ter um design alinhado à identidade visual da sua marca para você ser lembrada. Nesse sentido, o seu mídia kit atrairá não só as marcas, mas as marcas certas para sua audiência, o que lhe renderá uma boa renda com campanhas de marketing de influência.

Gerar renda com o blog?

A publicidade realmente é a forma mais comum de gerar renda entre os influenciadores. E, se você ainda não está fazendo isso, agora é uma ótima hora de começar! Você, como produtor de conteúdo, possui uma audiência. Pessoas que entram em seus canais sociais para ler e ouvir o que você tem a dizer, gostam dos temas que você aborda e são um público fiel que realmente presta atenção em você.

As marcas, por sua vez, procuram exatamente esse tipo de influenciador digital para que seus produtos cheguem nas pessoas certas. Você pode com isso, oferecer espaços publicitários em seus perfis profissionais – para os as marcas anunciarem seus produtos e serviços e, em troca, você terá uma fonte de renda.

Para isso, contudo, é necessário elaborar um documento que funcionará como o seu currículo, um chamariz para esses anunciantes, que é o mídia kit.

Quais informações devem estar no mídia kit?

O mídia kit é a sua apresentação para os anunciantes. Por isso, deve conter informações relevantes sobre o seu blog, como dados de acesso, público-alvo e outras métricas que possam interessar às marcas. Ele tem o objetivo de trazer todos os dados necessários para que o anunciante contrate o seu espaço publicitário.

Checklist: o que você deve colocar no seu mídia kit

1. Sobre o blog

O primeiro item da lista deve ser a descrição do seu blog ou rede social e seus conteúdos. Sobre o que é, qual o objetivo geral, para quem você escreve, quais as temáticas, quais os planos você tem, como começou, etc. Dê um histórico completo e mostre com clareza quais são as categorias e tópicos principais.

2. Sobre você

Fale sobre você, diga há quanto tempo é blogueira, qual sua experiência, o que fazia antes e como isso contribui para sua profissão de agora. Procure se apresentar como no seu perfil, pois manter o padrão ajuda bastante. Inclua suas informações de contato.

3. Dados de mercado

Neste item, vale a pena fazer uma pesquisa e incluir dados de mercado referente às temáticas do seu conteúdo. Isso irá ajudar a convencer o anunciante sobre a importância de falar com o público por meio de você.

4. Dados do público-alvo

Neste item, discorra sobre o perfil da audiência que acessa o seu blog, e não esqueça de incluir suas estatísticas de acesso.

5. Histórico do canal com publicidade

Anexe um clipping, ou seja, caso já tenha feito alguma ação de publicidade ou se já foi mencionada em algum veículo de comunicação – jornais, revistas, sites, blogs – por seu trabalho, mostre essas informações no mídia kit. Caso ainda não tenha um clipping, aproveite para elencar os seus diferenciais e os motivos que os anunciantes teriam para anunciar em seu blog: sua audiência é fiel, seu blog tem bons dados de acesso, etc.

6. Formatos publicitários utilizados

Deixe claro quais são os formatos publicitários com que você trabalha e você pode ou não incluir os preços que você pratica, fica a seu critério.

Ao se cadastrar na Kuak, você seguirá um passo-a-passo de preenchimento de informações do seu mídia kit digital que te auxiliará neste processo. Ao final é criado o seu kard com todas as informações importantes para que as marcas cheguem até você!

Este post foi útil para você? Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando nosso blog!










 

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation