Blog Explorando o marketing de influência

Como Aumentar o Engajamento no Instagram

Se usado de uma maneira correta, o Instagram pode ser um canal em que você atinge um público específico e importante para o crescimento do seu blog, além de ser uma rede social perfeita para conteúdos e campanhas//publicidades mais visuais de produtos e marcas, por exemplo.

Por isso, a seguir, listamos algumas estratégias para crescer o seu perfil profissional ou pessoal do Instagram e aumentar o engajamento. Mas nunca se deve esquecer que a estratégia mais importante e eficaz para crescer qualquer rede social sempre vai ser o seu comprometimento diário, planejamento para promover conteúdos e a sua autenticidade.

Para medir o engajamento no Instagram, você deve avaliar os seguintes indicadores: likes e comentários, hashtags, unique URLs e tags.

Utilizar Hashtags a seu favor

As hashtags auxiliam a organizar e categorizar conteúdo, o que ajuda na hora da busca de temas pelos usuários. Portanto, utilizar hashtags com temas de interesse do seu público-alvo, pode te ajudar a ser encontrado por eles e isso pode te ajudar a crescer em média 2%. Para isso, faça pesquisas de palavras-chave para garantir que você estará usando as hashtags mais relevantes não só que tenha a ver com o post, mas que também estão sendo buscadas de uma maneira geral.

Dica:

– O instagram permite que você use no máximo 30 hashtags, mas é importante dizer que não é legal usar várias no mesmo post, pois polui um pouco. Outro aspecto importante é que você pode e deve alterar hashtags de posts mais antigos para garantir que você esteja usando as mais indicadas ao seu feed.

– Pesquisar, planejar e salvar as hashtags que você irá utilizar em seus próximos posts pode te ajudar a economizar tempo, aumentar o seu engajamento e aumentar o seu número de seguidores.

Call to Action (CTA)

Já falamos sobre o CTA nesse post aqui. Se você ainda não leu, sugiro dar uma olhadinha…

Você pode inserir a call to action tanto na própria imagem, quanto na legenda da foto.

Chame os seus seguidores para uma ação de forma clara, seja ela para curtir a foto, para compartilhar ou para clickar em link (na bio, por exemplo).

Uma dica é fazer uma pergunta para os seus seguidores na descrição da foto, por exemplo.

Postar Regularmente e no momento certo

O importante aqui é você analisar e estudar o que funcionou com você anteriormente.

Existem algumas plataformas bem legais que você pode gerenciar o seu instagram (ex: IconoSquare’s) e eles mostram o horário e dia de maior interação dos seus seguidores.

Ter esse olhar crítico ao seu Instagram é imprescindível para que ele cresça. Elaborar um cronograma de postagem, por exemplo, é bastante útil para você se organizar e tirar o maior proveito do timing das postagens que irão render maior interação.

Interagir com seguidores da rede

Não utilize as hashtags apenas para classificar o seu conteúdo, utilize-as para encontrar usuários que compartilham dos mesmos interesses que você.

Interagir com eles fará com que eles te conheçam e pode levá-los a visitar o seu perfil e se eles gostarem do seu conteúdo, eles irão te seguir também e engajar com os seus posts.

Mas por favor, nada de sdv, troco likes e retribuo viu?? Interaja e construa relacionamentos de verdade. Uma outra forma de interação é cativar os sus próprios seguidores, sempre responder a eles e aos comentários feitos no seu perfil.

Postar regularmente temas interessantes e atuais

Com a mudança do algoritmo, postar imagens e conteúdo de qualidade tem se tornado cada vez mais importante. Portanto, mantenha seus seguidores interessados no seu feed e com vontade de revisitá-lo.

Você pode fazer isso combinando assuntos que estão em voga, como um evento que está acontecendo, ou um tema que vem sendo muito discutido. Se mantenha sempre informado e sempre pesquise e estude assuntos novos e interessantes para compartilhar. Outra maneira, é manter um padrão de postagem, pois o público sempre saberá o que esperar. Por exemplo, deixe claro os dias da semana que você postará determinados assuntos. But para não o tornar monótono e previsível, seja inovador e criativo.

Uma boa frequência de post é de no mínimo 3 por semana. Isso fará com que quem te segue saiba que no seu perfil sempre terá atualizações novas.

Promover o seu Instagram

E regra básica, sempre que possível promova o seu instagram: pessoalmente, em suas outras redes sociais. Aonde você puder e achar melhor!

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation