Blog Explorando o marketing de influência

Como é o Dia-a-dia de um Analista de Mídia Online?

 

Passar um bom tempo trabalhando com Google AdWords para várias empresas me fez perceber que existem muitas dúvidas sobre o que é feito depois da criação das campanhas dentro da ferramenta. Muitos anunciantes, acostumados com a compra de mídia offline, onde é feito o PI (pedido de inserção) e o pagamento do veículo, entendem que o trabalho está feito. Mas na mídia online isso é totalmente diferente, já que depois de feito o pagamento, o trabalho só está começando.

Para esclarecer isso, deixo abaixo 4 etapas fundamentais na rotina que nós utilizamos internamente, especialmente envolvendo duas ferramentas: Google Adwords, para atrair novos visitantes, e Google Analytics, para monitorar o comportamento dos mesmos.

1) Atualização do desempenho:

Trabalhamos com duas planilhas de acompanhamento dos clientes, uma de acompanhamento de faturamento e outra de consumo do investimento.

Todos os dias eu chego no trabalho, ligo o computador, acesso o Analytics e o Labradar (software desenvolvido pela Híbrido, do qual uma de suas funções é exibir dados da plataforma da loja do cliente em um único dashboard) e preencho a planilha de acompanhamento de faturamento de cada cliente. Preencho com o faturamento atual, quanto desse faturamento veio do trabalho no Google AdWords e quantas vendas tiveram no dia anterior, cliente por cliente. Tudo isso para acompanhar de perto o ROI (retorno sobre o investimento em mídia) e estudar estratégias para o aumentá-lo.

Print Labradar - Analytics

Dashboards utilizados para análise diária.

 

Depois abre-se a planilha de consumo de investimento e se preenche com o valor consumido em Google AdWords no dia anterior, para não consumir a mais ou a menos do valor combinado, cliente por cliente.

2) Otimização:

Passada a etapa das planilhas de acompanhamento, começamos o trabalho dentro do Google AdWords propriamente dito. Sempre dou uma ajustada no orçamento diário das campanhas, para permanecerem de acordo com o investimento aprovado, e ajusto também os lances de CPC (custo por clique) para sempre ficarem na primeira página de exibição do Google.

Em seguida se analisa todas as buscas que foram realizadas no dia anterior e que ativaram a exibição dos anúncios. Caso algumas buscas sejam irrelevantes e/ou não estejam de acordo com o serviço ou produto oferecido, negativo-as para que os anúncios não exibam à essas buscas e adiciono palavras-chave que não estavam adicionadas e que tem relação ao que o cliente oferece.

3) Análise:

Separamos parte do dia também para a análise das campanhas de Google AdWords através do Google Analytics. Costumo selecionar um período mais longo, de 30 ou 60 dias para analisar profundamente a performance das campanhas criadas. Vejo qual está com melhor e pior performance, e aquelas que apresentam pior performance eu, na maioria das vezes, crio novas campanhas para substituí-las ou redireciono a verba dessas campanhas para as que estão tendo bom desempenho.

Analisa-se as cidades, os horários, dispositivos, entre outros, que estão fazendo as campanhas terem boa performance, não deixando para trás o fato de uma campanha que não esteja tendo bom resultado de venda direta, poder estar auxiliando as vendas por outros meios.

4) Alterações:

Com a análise feita, temos informações necessárias para fazer alterações nas configurações das campanhas, seja em configurações de local, de dispositivos, de agendamento, de métodos de exibição, estratégias de lance, de segmentação, entre muitas outras alterações que podem ser feitas nas campanhas existentes ou durante a criação de novas campanhas.

Bom, o trabalho diário de um analista de mídia online dentro do Google AdWords é separado nessas 4 etapas, claro que abrindo espaço para algumas atividades variadas e outras rotinas, sendo que cada profissional estabelece o seu roteiro para melhor oferecer o serviço aos clientes. É um trabalho, com toda certeza, necessário para a boa performance de uma conta e que no final vai fazer toda a diferença.

Boas vendas!

 

A Híbrido é uma parceira da Kuak e escreveu este texto sobre como é a rotina de um analista de mídia online. O blog  deles é muito bacana e dá várias dicas para quem tem ou quer montar um e-commerce.

Eles trabalham com a concepção de projetos de e-commerce, na implantação, otimização e busca por resultados. Além disso, cuidam da estratégia, design, desenvolvimento e mídia online. Ou seja, se você quer transformar sua loja virtual em sucesso, converse com alguém da Híbrido!

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation