Blog Explorando o marketing de influência

Dicas para a Flat Lay Perfeita!

Se você tem uma conta no instagram, com certeza já viu algumas fotos flat lay de influenciadores que você segue, bloggers e até marcas – mesmo sem saber o que é isso. Se quiser saber o que é, falamos um pouquinho sobre esse estilo de foto no post “05 Dicas de Posts no Instagram para Divulgar Acessórios de Maneira Criativa”

Neste post, daremos algumas dicas e segredos de como fazer fotos Flat Lay de sucesso, pois, uma Flat Lay que se preze é pensada e construída meticulosamente para que o seu produto final seja estiloso e conte uma história.

1- Use um fundo básico

Opte por um fundo que complemente os produtos e/ou elementos da foto e não distraia quem está olhando do objeto principal. Planos de fundo simples como tampos de mesa, pisos de madeira, papelão branco, bancadas, mármore, tapetes felpudos e lençóis funcionam bem em quase todas as situações. Portanto, procure em sua casa superfícies e bases para as suas fotos e use a sua imaginação.

2- Utilize a luz natural

A regra número um de uma Flat Lay perfeita é sempre utilizar a luz natural. Se puder, evite fotografar ao meio-dia, pois nesse período as sobras e luz são mais duras. O melhor horário para fazer fotos com luz natural e que a luz é mais bonita é a da primeira hora da manhã ou de tarde ao pôr-do-sol (a chamada golden hour). Neste período, o sol está baixo, o que proporciona uma luz mas suave e não tão direta, com sombras e brilhos ideais para fotografia, além de uma temperatura mais quente. Fotogarfe sempre em um local iluminado, próximo de uma janela ou porta de vidro. Teste em diferentes locais de sua casa ou escritório até achar um local que proporcione a melhor luz.

3- Deixe espaço entre objetos

Para que a sua foto não dê a impressão de bagunçada, deixe um espaço entre os elementos que estão compondo a fotografia. Ele não precisa ser grande, somente o necessário para equilibrar a foto.

4- Escolha um tema para Flat Lay

O tema é importante, porque a sua fotografia Flat Lay precisa contar uma história ou descrever um momento, por isso, garanta que cada objeto te ajude a contar algo ou transmitir alguma mensagem e que tudo esteja inserido em um contexto. O tema pode ser qualquer coisa, desde uma viagem, ou refeição, até mostrar o que você carrega na sua bolsa. Qualquer que seja o tema, use produtos que combinam e façam sentido em conjunto.

5- Se inspire

Isso é uma dica para qualquer foto que você queira fazer. Busque inspirações sempre, pesquise o que mais tem a ver com você. Não tem problema nenhum em “copiar” ou se basear em alguém que você se identifique. E tente, tente e tente até chegar ao resultado final que você deseja.

6- Fotografe de ângulos de cima

O propósito de uma Flat Lay é fotografar de um ângulo superior aos objetos, portanto, se necessário suba em um banquinho ou apoio. Se você preparar a sua foto no chão, só será necessário fotografar em pé, o que é muito mais prático.

7- Utilize um template quadrado

Se você estiver utilizando o seu celular, use a grade de sua câmera para garantir que todos os elementos estejam enquadrados. Apesar do Instagram já deixar postar fotos com outros formatos sem cortá-los, o formato quadrado ainda é o melhor, pois cria harmonia e equilíbrio para esse tipo de fotografia.

8- Paleta de cores

Assim como escolher um tema, é importante escolher uma paleta de cores para garantir que os objetos combinem entre si. Escolha uma cor principal e se guie por ela – pode ser tons terrosos, de azul ou monocromático, por exemplo. Existem alguns sites online que te ajudam a ver cores que combinam entre si e um que eu indico é o Adobe Kuler. Ele te auxilia na composição de cores para a escolha de uma paleta de cores harmoniosa e pode ser utilizado para qualquer tipo de fotografia.

9- Experimente diferentes layouts

Não desista em sua primeira composição, mova os objetos e teste várias posições e layouts até que você ache a ideal. Seja criativo, coloque objetos grandes próximos à pequenos, brinque com as camadas e coloque objetos sobrepostos um ao outro. Não existe uma fórmula, o importante é brincar com os elementos e ver o que melhor funciona com a mensagem que você quer transmitir.

10- Monte a sua caixinha

Se você tira fotos desse estilo constantemente seja por diversão ou por exigência de seu trabalho, monte uma caixinha com objetos que te ajudem a dar um toque especial às suas fotos. Coisas que não podem faltar são revistas, flores, jóias ou acessórios, um cartão branco, um pedaço de mármore, peças de decoração e enfeites.

E ai? Gostaram do post? Continue acompanhando o nosso blog porque sempre teremos novas dicas.

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation