Blog Explorando o marketing de influência

É Possível Recuperar a Confiança dos seus Seguidores/Followers?

Para fazer sucesso no mundo dos blogs e redes sociais, é preciso estabelecer uma relação de confiança com os seguidores, certo? Mas e quando esta confiança é quebrada? Existem maneiras de reverter a situação? É exatamente sobre isso que falaremos neste artigo! Acompanhe:

A importância da credibilidade no universo online

Por que as pessoas acompanham determinado blog? Na maioria dos casos, porque elas gostam de ler dicas de pessoas com quem elas se identificam. Além disso, as redes sociais ajudam a aumentar a impressão de que os blogueiros são pessoas próximas – por meio destes canais, é estabelecida uma relação de quase-amizade entre os leitores e os blogueiros. Isso faz com que as dicas passadas – seja pelo Twitter, Instagram, blog ou Snapchat – sejam ainda mais interessantes para os seguidores.

Uma marca pode contratar você para falar de uma nova base para o rosto, por exemplo, no seu blog ou Instagram. Os seus seguidores ficam sabendo da novidade. Aí entra a questão da credibilidade: suas dicas só terão valor se os seus seguidores confiarem no que você escreve, pois se eles tiverem uma experiência ruim com o produto, eles atrelarão isso a quem indicou.

É sempre importante lembrar que conquistar a confiança não é tão difícil quanto recuperá-la. Por isso, todo digital influencer – que quer ganhar dinheiro com o seu canal criado – deve ter cuidado para manter a boa reputação frente aos seus seguidores.

Como recuperar a confiança dos seus seguidores

Mas, caso a credibilidade seja perdida, existem sim maneiras de recuperá-la. Este é um processo difícil, mas não impossível. Nessas horas, manter uma postura transparente faz toda a diferença! Veja algumas maneiras eficientes para recuperar a confiança de quem acompanha as suas redes sociais:

Escreva sobre o assunto

Se algo sério acontecer, vale usar o seu espaço online para esclarecer o assunto! Conte a sua versão da história de maneira objetiva e honesta. Os leitores gostam de saber que são respeitados pelos blogueiros que seguem. Por isso, falar abertamente com os seus leitores é uma atitude que conta muito.

Tire as dúvidas de quem comenta os seus posts

Também é importante ficar atento aos comentários feitos nas suas redes sociais e responder às dúvidas que surgem – sempre de maneira educada e sincera. Haters podem ser ignorados, dedique tempo para responder quem, de fato, respeita e gosta do seu trabalho.

Sinalize todos os posts publicitários, independente da rede utilizada

Outro passo importante para recuperar a confiança dos seus seguidores, é mudar algumas atitudes que são vistas negativamente. Se você está ganhando para falar de um produto para os seu seguidores, eles devem estar cientes de que se trata de um post publicitário. Para isso, podem ser usadas hashtags (#publi, por exemplo) e categorias.

Não divulgue produtos que você não usaria

Mostre aos seus seguidores que mesmo que você esteja recebendo para anunciar uma marca, você só o faz porque o produto é realmente bom. Isso faz bem para o seu canal social, que ganha credibilidade, e para os seus seguidores – que não correm o risco de comprar produtos ruins baseados no que leem nas suas redes.

O sucesso do seu blog, Instagram ou Youtube, depende da confiança que os seus seguidores têm em você! Cuide da sua reputação online e não corra o risco de enfraquecer o relacionamento com os seus leitores.

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation