Blog Explorando o marketing de influência

Como Escolher Influenciadores para sua Campanha de Marketing

Se sua marca já está pronta e decidiu incorporar o marketing de influência em suas estratégias de marketing digital. Parabéns!

Segundo um estudo realizado pela Schlesinger Associates para Augure, 81% dos gerentes de marketing que já utilizaram o marketing de influência, afirmam que o engajamentos dos influenciadores foi uma estratégia muito importante para suas empresas.

Bom. e qual o próximo passo? A escolha dos influenciadores.

Como você escolhe os influenciadores digitais que farão parte das campanhas de marketing da sua empresa? Você sabia que existem três métricas essenciais para garantir que as pessoas escolhidas trarão bons resultados para a sua marca? Estamos falando de alcance, relevância e engajamento. Esses são fatores que levam em consideração o número de seguidores que o influenciador tem, as suas postagens e o engajamento dos seus seguidores. Todos estes são elementos que contribuem para potencializar os resultados de uma campanha digital.

3 dicas para investir e nos influenciadores certos

  1. Analise o alcance 

    O primeiro ponto a ser analisado é o alcance do influenciador. Os compartilhamentos feitos por alguém que conta com 100 mil seguidores atingem um público muito maior do que as postagens de um influenciador que tem 10 mil, certo? No entanto, o valor necessário para anunciar com o primeiro perfil, provavelmente, é superior ao valor cobrado pelo segundo. Então, é importante avaliar o alcance do influenciador, levando em consideração o orçamento disponível e o objetivo da campanha.

    O alcance pode ser calculado somando o número de seguidores que o influenciador tem em todas as suas redes sociais. Mas se o objetivo é anunciar apenas no Instagram, por exemplo, considere apenas o número de seguidores dessa rede social.

  2. Analise a relevância

    O segundo ponto que deve ser analisado é a relevância do influenciador na área de atuação da sua empresa. Isso pode ser feito por meio de uma avaliação qualitativa das postagens feitas em suas redes sociais. Considere:

    • Os assuntos mais abordados no perfil do influenciador.
    • Os interesses demonstrados por ele em suas postagens.
    • A forma como o influenciador se comunica com o seu público (linguagem).

    Além disso, é preciso fazer uma boa avaliação das pessoas que o seguem. Esse público tem o perfil procurado pela sua marca? Por exemplo, se a sua marca tem como público-alvo jovens mulheres entre 20 e 25 anos e esse perfil só corresponder a 10% dos seguidores do influenciador, essa não é uma boa opção para a sua marca. No caso do nosso exemplo, você vai pagar para anunciar para cem mil pessoas, mas o anúncio vai ser direcionado para apenas dez mil.

  3. Analise o engajamento

    O quanto o influenciador, de fato, influencia a sua audiência? Essa é mais uma resposta que ajuda a garantir que o investimento da empresa será feito no perfil certo.

    Quanto mais forte for o relacionamento do influenciador com seus seguidores, melhor para a sua campanha de marketing digital. Nesse caso, é preciso avaliar, principalmente, as interações feitas nas redes sociais do influenciador:

    • Quantos comentários os seus posts têm em média?
    • Quantos likes eles recebem?
    • Os posts são compartilhados com frequência?

    Esses são pontos que ajudam a avaliar o engajamento dos seguidores do influenciador. Por que isso é importante? Porque seguidores engajados têm maiores chances de partir para uma ação concreta — como comprar os produtos anunciados.

    Você já conhece a Kuak? Nossa plataforma ajuda marcas e agências a encontrarem os seus influenciadores ideais com base em métricas de alcance, relevância e engajamento! 

 

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation