Blog Explorando o marketing de influência

Como Marcas Utilizaram o Marketing de Influência no Coachella 2016

Com as suas esculturas enormes e criativas (quem não viu besame mucho?), paisagens de tirar o fôlego, shows dos maiores artistas da atualidade e a presença de muito famosos com look incríveis, o Coachella Valley Music and Arts Festival 2016 foi um dos eventos do ano mais compartilhado no Instagram – hello hashtag #coachella2016! Para as marcas, aproveitar toda essa atmosfera do festival para a realização de campanhas de marketing com certeza traz muito retorno, seja financeiro, seja de alcance de milhões de seguidores que acompanham a cobertura do evento através dos posts do instagram e é uma sacada muito inteligente para atingir novos mercados e reforçar a identidade da marca como inovadora e antenada. Abaixo listamos alguns exemplos de marcas que realizaram ações  de Marketing de Influência no Festival Coachella deste ano.

EXEMPLOS MARKETING DE INFLUÊNCIA NO COACHELLA 2016

1. Product Placements

Um formato bem comum que vimos nesse evento foi o product placement. Nele o produto ou serviço é mostrado de maneira sutil e está envolvido no contexto da cena ou aparece como parte do cenário. Assim, o produto ou serviço pode ser visto por milhares de seguidores e ser associado a um dos festivais mais ‘cool’ do mundo – o que com certeza estabelecerá um identidade positiva da marca.

JOHN JOHN DENIM

Search positivity as a person search for water in the desert. @johnjohndenim

Uma foto publicada por MV (@mateusverdelhomv) em

A loja de roupas John John denim teve os seus produtos divulgados no instagram de Mateus Verdelho, o qual foi todo vestido com produtos da marca nos 3 dias de festival.

A Marca aproveitou também e criou uma campanha “Goes to Coachella com Mateus Verdelho” em seu site, em que disponibilizou uma lojinha especial com todos os produtos usados pelo influenciador.exemplos_marketing_de_influencia

2. Eventos de Patrocinadores

Patrocinar ou promover festas, eventos, pool parties, ,afters party relacionados ao Coachella é um jeito muito bacana das marcas aumentarem o engajamento nas redes sociais e ampliar o seu “awareness”, ainda mais se tiver alinhadas à estratégias com influenciadores..

LACES HOUSE

This House Rocks💥💥💥 #casalacescoachella @lacesandhair

Uma foto publicada por Martha Graeff ✔️ (@marthagraeff) em

O Laces, hair spa de Cris Dios reuniu uma turma na Casa Laces Coachella, durante os dias 15 a 24 de abril, em Palm Springs, na Califórnia. A convite da Agência Branco Consulting, de Rodrigo Branco, o salão convidou nomes como Thaila Ayala, Carol Celico, Yanna Levigne, Gabriella Pugliesi, Vivi Orth, Marina Diniz e Bruno Gissoni para se hospedarem em uma mansão envolta de um conceito orgânico e natural. O local contou ainda um salão exclusivo para os convidados, bem como os produtos das linhas Laces e Cris Dios

3. Channel Takeovers

Com todos os olhares voltados para o instagram durante o Coachella, o evento é uma ótima oportunidade das marcas ganharem novos seguidores e divulgarem o seu nome. E uma estratégia que vimos por ai é a de convidar alguém conhecido para assumir o controle do instagram da marca por um dia ou uma semana.

BIRCH BOX

Juliette Dallas-Feeney (@jdalfeen) assumiu no final de semana do festival o instagram da marca de caixinha de produtos de beleza Birch box. Esta estratégia (takeover) é muito útil para aumentar o tráfego no instagram da página das marcas, pois direciona os seguidores do influenciador para eles.

4. Campanhas com Hashtags criativas

Criar hashtags específicas para uma campanha de marketing de influência pode ajudar na exposição da marca, aumentando a viralização. Esta estratégia foi muito usada durante o evento com vários influenciadores das mídias sociais, como por exemplo as empresas Chilli Beans e a American Express.:

CHILLI BEANS

A marca de óculos Chillibeans aproveitou o festival para fazer a divulgação de sua campanha da coleção anos 90 e enviou os modelos ainda não lançados para as atrizes Bruna Marquezine e Thayla Ayala usarem os óculos no Coachella Festival. “Et de Varginha, Estrelas Fluorescentes, Geleca, Fita K7, VHS, Pega Vareta, The Simpsons, Herchcovitch, tudo isso nasceu na década de 90, inclusive a Chilli Beans em 1997! Tudo isso e muito mais foram nossas inspirações para uma coleção colorida, cheia de formas e intensa, a COLEÇÃO ANOS 90”.

AMERICAN EXPRESS

It’s all about #coachella experience with #AmexAccess 🌴✌️🌵☀️ #coachellaapp @americanexpress

Uma foto publicada por @alessandraambrosio em

Um dos patrocinadores do evento, a American Express realizou parceria com alguns digital influencers para divulgar a hashtag da empresa #AmexAccess, como por exemplo a top model brasileira Alessandra Ambrosio que compartilhou com seus mais de 6 milhões de seguidores a foto acima. A campanha tinha o objetivo de fazer as pessoas usarem e logarem o app do coachella com as informações do Amex para que pudessem fazer pagamentos dentro do evento.

5. Brindes

Outro exemplo de marketing influência que vimos no festival foi a distribuição de brindes e amostras de produtos, principalmente de produtos que os participantes do coachella pudessem levar durante o evento, como protetor solar, água. maquiagem e etc.

REVOLVE & PICOLÉS DRINK BAI

Popsicle lovers !!! 💛

Uma foto publicada por Camila Coelho (@camilacoelho) em

Hung out at the coolest party of Coachella @revolve with my girls @jademunster & @corkydutch #revolvefestival

Uma foto publicada por JULIE SARIÑANA (@sincerelyjules) em

 

A marca de roupas Revolve convidou blogueiros e instagrammer de fashion e moda do mundo todo para a sua tradicional festa do coachella – Revolve Festival. Nela, diversos brindes foram oferecidos, dentre eles picolés da marca Drink bai (empresa de bebidas antioxidantes de baixa caloria). Diversas fotos dos convidados com os picolés foram compartilhadas, o que gerou grande atenção e tráfego para as redes sociais da empresa

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation