Blog Explorando o marketing de influência

Mais Blog ou Social Media? Um debate para Bloggers e Digital Influencers

Talvez, uma das grandes dúvidas atuais seja esta: vale mais a pena investir tempo atualizando o blog ou as redes sociais? Quais são os melhores canais para atrair um bom número de seguidores e leitores? Hoje em dia, são muitas as possibilidades para compartilhar conteúdo na internet – em forma de vídeo, de texto ou de fotografia. Tantas opções, que vale o debate: mais blog ou social media?

Onde investir mais tempo, no blog ou nas mídias sociais?

O blog permite que sejam postados textos com mais conteúdo, certo? Nestas plataformas de compartilhamento, os posts podem ser melhor trabalhados: os posts podem conter mais informações, é possível utilizar diferentes fotografias para ilustrar o que está sendo dito e também podem ser adicionados vídeos, links e outras mídias. Redes como o Instagram, por outro lado, oferecem a possibilidade de posts mais “rápidos”, tanto para quem produz quanto para quem lê. Um look do dia e divulgação de um produto compartilhado nesta rede social, por exemplo, pode ter milhares de likes em poucas horas!

Mas, afinal, para ser um blogger de sucesso, onde o tempo e os esforços devem ser investidos? Fácil: em todos os canais que os seus leitores estiverem! O segredo para isso é ter uma rotina organizada e saber como usar cada rede social de forma construtiva para divulgação do seu blog e do seu trabalho.

Aproveite os benefícios de usar diferentes opções de compartilhamento para divulgar o seu blog

Talvez  a grande dúvida seja: com tantas dicas rápidas sendo compartilhadas em redes sociais, será que alguém ainda lê conteúdos compartilhados em blogs? Com certeza! No entanto, os leitores destes canais estão mais exigentes do que nunca. Eles esperam encontrar conteúdos objetivos e relevantes, em um formato agradável, que proporcionem uma boa experiência de leitura.

O blog também é o local em que devem ser trabalhadas as ferramentas de SEO. Assim, você garante que mais leitores conheçam o seu espaço online. Digamos que alguém procure por uma receita incrível de frango com curry fitness no Google – e que esta receita esteja em um dos seus posts. Se você souber trabalhar bem as ferramentas de otimização são grandes as possibilidades de que a pessoa vá parar no seu blog e conheça o seu trabalho. Se o internauta se identificar com o que encontrar no seu site, pode até a se tornar um frequentador assíduo do seu espaço virtual.

Além do blog, o Instagram, o Facebook e o Snapchat também são canais que podem – e devem – ser utilizados para divulgar o seu trabalho. Use o Instagram para colocar fotos do seu dia a dia com dicas rápidas para os seus seguidores, o Snapchat para mostrar um pouco da sua rotina e garantir a aproximação com os seus leitores e o Facebook para avisar aos seus fãs quando novos conteúdos são publicados no seu site!

As redes sociais não substituem os blogs, mas complementam as possibilidades de compartilhamento de conteúdo online. Hoje em dia, os bloggers precisam saber dividir o seu tempo entre diferentes canais de comunicação. De maneira geral, os blogs são atualizados algumas vezes por semana, enquanto as mídias sociais são atualizadas diariamente. Embora as atualizações nas redes sociais sejam mais frequentes, é preciso lembrar que estes são posts que demandam menos tempo do blogueiro.

Você também usa a internet como ferramenta de trabalho? Participe do nosso debate! Deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation