Blog Explorando o marketing de influência

Marketing de Influência x Marketing de Conteúdo

Em nosso post “O que é Marketing de Influência?” mostramos que o comportamento do consumidor evoluiu e agora ele está muito mais informado e interessado, buscando na internet opiniões e pesquisando dados sobre o produto ou serviço que deseja comprar.

Neste contexto, o Marketing de Influência, surgiu como uma tática do “novo marketing”. Ele depende muito do conteúdo e das pessoas ao qual está associado e, por esse motivo, é muito comum que as pessoas confundam Marketing de Conteúdo com Marketing de Influência.

Por isso, no post de hoje vamos mostrar a diferença entre os dois e veremos como são complementares.

Recapitulando… O que é Marketing de Influência?

O Marketing de Influência parte do pressuposto de que a marca deseja construir um relacionamento com o seu consumidor. Certo?

No entanto, a construção dessa relação depende da visibilidade e da confiabilidade gerada pela marca do seu produto ou serviço. Para isso, ela irá encontrar influenciadores individuais — blogueiros, Instragrammers, YouTubers,— para propagar a mensagem e o valor da marca para o seu público-alvo.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo também é uma estratégia de mkt. Contudo, o Marketing de Influência é uma das formas de se fazer Marketing de Conteúdo. Como assim? O Marketing de Conteúdo, segundo a Resultados Digitais, é uma forma de comercializar produtos e serviços para um determinado público-alvo, utilizando a criação e promoção de informação útil e relevante. Desse modo, o Marketing de Conteúdo procura informar, educar e engajar os consumidores potenciais a fim de ganhar visibilidade e conquistá-los para realizar a compra.

Sendo assim, o Marketing de Influência e o Marketing de Conteúdo são estratégias complementares, pois a melhor maneira de construir uma relação com os consumidores é por meio de conteúdo relevante. E, para alavancar ainda mais essa estratégia, pode-se divulgar esse conteúdo pelos influenciadores.

Como fazer Marketing de Conteúdo utilizando o Marketing de Influência?

Reconhecimento da marca: o Marketing de Conteúdo, em seu primeiro estágio, promove a consciência da marca, que pode ser apresentada por influenciadores a diferentes tipos de audiências. Por exemplo: o post de uma influenciadora de beleza contando sobre sua experiência ao receber sua primeira caixa de produtos de maquiagem de uma marca específica.

Educação: o Marketing de Conteúdo procura educar sua audiência. Isso porque, algumas vezes, a solução proposta pela marca pode ser um tanto quanto complicada. Os influenciadores podem ajudar nesta questão por meio de tutoriais e vídeos explicativos.

Cases e Histórias: muito utilizados em fases mais avançadas do Marketing de Conteúdo, podem ser construídos em parceria com os influenciadores, mostrando o resultado de um produto, sua utilidade ou suas curiosidades, resultando em um aumento de conversão de vendas.

Confiança, Credibilidade e Autoridade: o conteúdo criado pela marca deve promover confiança, credibilidade e autoridade por si só. Contudo, quando divulgado por influenciadores — ou quando o conteúdo é escrito por eles — gera muito mais visibilidade.

 

 

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation