Blog Explorando o marketing de influência

Por que escolher o nicho do seu conteúdo?

Quando estamos falando de nicho do seu blog, estamos falando sobre a categoria e o tema central dele. E defini-lo clareia o que você quer para o seu negócio, o que é super importante para levar os seus canais sociais ao sucesso.

Sim, seu negócio, porque se você está ganhando alguma coisa com o seu canal social ou blog, ou, se pelo menos planeja que isso aconteça in the future, é bom você começar a vê-lo desta forma.

Então, listamos aqui alguns passos que você pode seguir para a escolha do segmento do seu conteúdo, pois ele deve aparecer naturalmente a partir de seus interesses e experiências. Escrever a respeito do que você entende e se identifica – e não somente o que está na moda – é primordial para o sucesso a longo prazo dos seus canais sociais.

Como escolher o nicho do seu segmento

  • Faça uma lista das coisas que você faz de melhor e as habilidades implícitas em cada uma delas
  • Liste as suas conquistas
  • Perceba qual qualidade os seus amigos e colegas de trabalho te definem
  • Identifique as lições mais importantes que você aprendeu na vida
  • Procure por padrões que revelem o seu estilo ou como você encara e resolve os seus problemas.

Depois que surgirem uma lista de temas que são do seu interesse, pesquise sobre eles e se informe a respeito de cada um. Comece a escrever a respeito e veja qual mais te interessa e qual te dá mais prazer.

Uma dica que damos também é identificar o seu público-alvo ou quem você quer atingir. Se você ainda não sabe para quem você irá produzir conteúdo, fica mais difícil trabalhar estrategicamente para melhorar os seus canais sociais para se comunicarem mais diretamente com os seus leitores/seguidores.

Como saber se o nicho escolhido é sustentável

Por fim, para te ajudar a ver se a sua escolha foi assertiva, listamos 05 perguntas para descobrir se você escolheu “bom” nicho:

  1. Ele está alinhado com os seus objetivos?
  2. O nicho tem potencial a longo prazo?
  3. Você pode oferecer algo de único e permitirá com que você se torne referencia para ele, seja porque vc tem conhecimento do tema, experiência e/ou qualificação?
  4. Há um equilíbrio entre o seu interesse por ele, é tendência ou atual, há demanda e o tamanho do nível de concorrência?
  5. Ele Não te limita e permite explorar vários assuntos relacionados?

Você já sabe qual é o seu nicho? Identifique o seu, visto que tudo que você precisará fazer para melhorar e crescer os seus canais sociais e blog derivam deste primeiro step.

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation