Blog Explorando o marketing de influência

Por que o Meu Mídia Kit Não Atrai Marcas?

Para a maioria dos influenciadores, a publicidade é a principal fonte de renda de seus perfis profissionais. Contudo, vender espaços em seus canais sociais não é tão simples assim, pois é preciso mostrar que seu conteúdo realmente vale a pena o investimento. Para isso, existe uma ferramenta que auxilia bastante nesta tarefa: o mídia kit.

No post de hoje, vamos explicar do que se trata essa ferramenta e qual a melhor forma de estruturar o seu mídia kit de maneira a atrair as marcas. Portanto, se o seu mídia kit ainda está em fase de desenvolvimento ou ainda não consegue alcançar o seu público-alvo, fique tranquilo! Vamos lhes auxiliar nessa jornada. Confira abaixo:

O que é o mídia kit?

O mídia kit é documento que serve como uma espécie de vitrine em que você destaca suas melhores características e seus diferenciais, atraindo as marcas a para parcerias publicitárias dentro das suas redes sociais. E, por este motivo, ele é um recurso essencial para você conseguir monetizar suas atividades.

Ele normalmente é um arquivo disponibilizado com dados de acesso, público-alvo, estatísticas de mídias sociais e outras informações relevantes para o anunciante. E o objetivo do mídia kit é apresentar aos anunciantes suas redes, a fim de que ele tome a decisão de te contratar para alguma campanha. Ou seja, o mídia kit é o seu currículo nas mídias sociais, pois se trata da apresentação do seu trabalho e de como ele é oferecido ao público.

Cuidar da apresentação de suas redes sociais e ter um conteúdo de qualidade para conseguir mais seguidores, saber apresentar e se vender é essencial para conseguir ter um bom atrativo para empresas interessadas em realizar campanhas de marketing de influência. Neste contexto, o mídia kit precisa conter dados que mostrem o motivo pelo qual as marcas devem investir em você.

Por que o meu Mídia Kit não atrai marcas?

Se você não está obtendo a atenção das marcas, provavelmente o seu mídia kit não está seguindo alguns passos fundamentais para alcançar esse objetivo. A seguir, daremos 3 dicas de como você pode melhorá-lo. Acompanhe!

Dica 1: Tenha uma página específica para o mídia kit

Se você quer atrair os anunciantes para o seu mídia kit, ele precisa ser de fácil acesso. Para isso, crie uma página específica para ele dentro do seu blog ou site. Transforme essa página em um canal exclusivo para contatos com anunciantes e forneça dados relevantes para eles nesse ambiente.

Suas informações de contato precisam estar bem visíveis. E você pode direcionar os anunciantes para um link de visualização de um Mídia Kit completo.

Dica 2: Crie um documento de leitura fácil

O anunciante deseja encontrar as informações de maneira fácil e clara. A apresentação precisa estar disposta em uma linha de raciocínio exata e agradável aos olhos, com um bom design e destacando os pontos principais do seu blog e canais sociais.

Dica 3: Deixe claro a sua segmentação 

Muitas vezes ao elaborar um mídia kit, essa parte é esquecida, por ser uma informação um tanto óbvia para quem lê o seu conteúdo. Contudo, é preciso ser incluída em seu mídia kit. Os anunciantes precisam entender qual é o objetivo do seu blog e do seu perfil profissional, quais são os temas abordados – especialmente se o seu segmento for de nicho –, qual o seu público-alvo e quais os motivos para as pessoas acessarem o seu blog e te seguirem. Por que o que você tem a dizer é importante? Qual a segmentação que você busca em seu público? As marcas precisam entender o tipo de audiência que você atrai para analisarem se o seu perfil é o que elas estão buscando ou não.

A verdade é que o seu mídia kit precisa ser claro, acessível, de fácil leitura, com um bom design – seguindo os padrões da sua identidade visual – e com dados relevantes (e sinceros) sobre o seu blog e os diferenciais que tanto a sua marca como você possuem. Lembre-se que seus dados precisam estar coerentes com suas redes sociais, o mídia kit nada mais é do que uma extensão e apresentação do conteúdo que você já cria. Certifique-se que você está criando um conteúdo relevante para seu público e que o mesmo se interessa por ele. Assim, o seu mídia kit não somente irá atrair anunciantes, mas os anunciantes certos para a sua audiência, otimizando sua fonte de renda e trazendo mais oportunidades.

Se você ainda não tem um documento que reuna essa informações, ou não aguenta mais ter que ficar atualizando de 3 em 3 meses. Crie seu perfil na Kuak e deixe esse trabalho a distancia de um clique.

Este post foi útil para você? Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando nosso blog! E não deixe de conhecer as soluções do Mídia Kit dinâmico da Kuak!

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation