Blog Explorando o marketing de influência

Entenda a Psicologia do Marketing de Influência

Cada vez mais empresas apostam no marketing de influência. Especialmente aquelas que estão ligadas nos hábitos do consumidor moderno.

Hoje em dia, para vender bem, não basta investir em um grande outdoor, anunciar nas páginas de uma revista de grande circulação ou veicular propagandas no horário nobre de uma emissora nacional. É preciso mais: é preciso investir em anúncios que se comuniquem diretamente com o seu público-alvo – e é aí que entra o marketing de influência.

Mas você entende como funciona a psicologia por trás dessa estratégia de marketing?

Por que é essencial investir no marketing de influência para conquistar o consumidor moderno?

Segundo relatório divulgado pela empresa de pesquisa de mercado Nielsen, 84% dos consumidores tomam suas decisões de compras com base em recomendações feitas por fontes confiáveis e 70% dizem ser convencidas por opiniões compartilhadas na internet.

Para entender essa psicologia, é importante se colocar no lugar do consumidor. Se você assiste a uma propaganda de uma marca de sabão em pó, por exemplo, dizendo que os seus produtos deixam as roupas mais limpas, pode ser que você considere experimentar o produto. Mas, se um amigo conta a você a sua experiência de consumo afirmando que aquele sabão em pó, de fato, é eficiente em tirar manchas difíceis, é muito mais provável que você compre o produto, certo?

Pessoas passam mais credibilidade do que anúncios tradicionais

Isso acontece porque experiências reais são muito mais convincentes do que a de anúncios tradicionais. Uma campanha de marketing tem como objetivo mostrar por que os produtos de determinada marca são bons ou melhores que de outra marca. Os consumidores já esperam que as empresas usem esses materiais para mostrar que os seus produtos são de excelente qualidade. Mas, para que eles realmente acreditem nessa mensagem, é preciso reforçá-la com recomendações de usuários que ofereçam uma perspectiva objetiva e imparcial.

É isso que acontece quando um amigo ou familiar conta a sua experiência pessoal: é uma fonte confiável e desinteressada falando bem de um produto. É muito mais provável que você acredite na qualidade que a marca oferece dessa forma e o mesmo acontece com os seus consumidores.

Relação de confiança entre influenciador e seguidor é essencial

O que acontece no marketing de influência é que essas recomendações que antes só aconteciam boca-a-boca, hoje em dia acontecem em uma proporção muito maior. A opinião de um só influenciador pode chegar a milhares de usuários em pouco tempo, ou seja, milhares de potenciais novos consumidores para a sua empresa.

Por isso, é essencial analisar o real grau de influência do blogger e o quanto ele realmente consegue convencer o seu público de que vale a pena investir em determinado produto.

É importante destacar que o sucesso do marketing de influência está na relação de confiança estabelecida entre influenciador e seguidor.

Um influenciador compartilha a sua vida e suas dicas de produtos e marcas favoritas com os seus leitores. Eles dividem um pouco do seu dia a dia, interagindo com os seguidores sempre que possível, passando a fazer parte do cotidiano dos seus seguidores, assim como de seus amigos ou familiares. Quanto mais os seguidores confiam no influenciador, maiores são as chances de eles comprarem os produtos recomendados.

Bons influenciadores compartilham experiências de consumo reais. Mesmo quando o post é publicitário, eles só recomendam um produto quando de fato gostam e com sua opinião real. Dão dicas e mostram, por exemplo, como roupas de determinada marca podem ser usadas para acrescentar estilo ao look do dia. Tudo isso em uma linguagem própria das mídias sociais, que se comunica diretamente com o público-alvo em questão.

Para o consumidor, esses não são anúncios veiculados pela marca de forma massiva e abrangente, mas indicações feitas por uma fonte confiável, com a qual eles se identificam. E acredite, isso faz toda a diferença para as campanhas de marketing da sua marca!

Quer saber mais sobre marketing de influência? Acompanhe o blog da Kuak!

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation