Blog Explorando o marketing de influência

Você Conhece os Valores das suas Lovemarks?

Com certeza você deve ter a sua marca favorita, não é mesmo? Basicamente, esse é o objetivo de toda marca: disputar a atenção do consumidor e ganhar um lugar no coração dele, torna-se uma lovemark.

Segundo o autor de Lovemarks – O futuro além das marcas, esse encantamento do público, o amor dos consumidores, é o laço afetivo essencial para criar uma boa relação entre consumidor e empresa. E você, como afiliada de uma marca, deve conhecer e transpassar os valores das suas lovemarks. Para isso, primeiro precisa entender como esse processo funciona. Por isso, neste post, iremos explicar um pouco sobre o conceito de lovemarks, como identificar o amor pela marca e como entender o significado desse amor. Vamos lá?

O conceito de lovemark

O respeito está diretamente ligado ao amor nessa ligação entre empresa e consumidor. Contudo, tornar uma marca lovemark não é algo que acontece assim de uma hora pra outra e não há uma receita a seguir. O que se sabe é o quanto faz-se fundamental tratar o cliente com respeito e investir no relacionamento. É uma verdadeira troca de carinho que faz com que a fidelização não seja um processo racional e sim algo ligado ao emocional e que faz a marca se destacar entre as concorrentes.

Você, como influenciadora de seus leitores, deve entender e compreender que a principal missão de uma lovemark é gerenciar emoções positivas e que, por isso, ela possui três valores principais: respeitar os consumidores, inspirá-los e entender como amá-los. Mas, o que está por trás desses valores? Veremos a seguir!

Você conhece os valores das suas lovemarks?

Respeito

A lovemark precisa acima de tudo ser respeitada por seus consumidores. E, além disso, ela deve prezar pelo relacionamento e tratar seus consumidores de maneira exemplar. Para isso, ela compreende que os consumidores são mais do que números a serem convertidos, são seres humanos que precisam estabelecer uma ligação com a marca e serem verdadeiros embaixadores. Além disso, a lovemark está sempre pronta para atender seu cliente com respostas imediatas e resolução de problemas, recebendo em troca fidelidade, devoção e amor. Você também deve expressar esse respeito e devoção à sua lovemark e perceber se ela também se dedica à essa relação.

Inspiração

O comportamento do consumidor se modificou ao longo dos anos e não basta apenas oferecer um produto de qualidade. O consumidor deseja criatividade, deseja que suas necessidades sejam atendidas, e acima de tudo que seja surpreendido. A lovemark entende isso e procura utilizar seus canais de comunicação para produção de conteúdos interessantes, que seguem as tendências, que são personalizadas e trazem o tom da marca. A lovemark entende que sua audiência é crítica e não deseja ter sua intelectualidade suprimida e subestimada. Você, como blogueiro (a) e consumidor, deve estar atenta às suas lovemarks e compreender que tipo de conhecimento ela quer passar.

O conteúdo compartilhado deve provocar encantamento e inspiração. Não basta utilizar as mesmas mensagens e imagens. O consumidor quer atitudes inovadoras e conteúdo que realmente expressem os sentimentos da marca em relação à sua audiência, seu produto e sua visão de mundo. A qualidade é o imperativo na distribuição de conteúdo nas redes sociais e blog. Você, como influenciador de seus leitores e embaixador de uma lovemark, deve manter isso em mente. Não apenas replique o conteúdo de uma lovemark, mas adicione seu toque pessoal.

Compreensão

Acima de tudo, o consumidor deseja ser compreendido. Em outras palavras, ele quer comprometimento. Se ele dá amor, ele quer receber amor. É assim que uma relação funciona e uma lovemark sempre se dedica e investe em canais de relacionamento para entender as necessidades e desejos de seus clientes, além de preparar cada produto e cada conteúdo com extrema dedicação. Afinal, se ela deseja receber uma fidelidade que vai além da razão, ela precisa expressar isso além das palavras: através de atitudes e ações diárias para com seus consumidores.

É importante destacar que cada lovemark possui valores individuais ligados à estratégia de marketing da marca. Contudo, para uma marca que é ou almeja ser uma lovemark, esses valores que mencionamos são fundamentais.

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários!

Este post foi trazido à você pela Kuak,

a plataforma por trás das principais novidades do Marketing de Influência no Brasil. Quer conhecer melhor e levar suas estratégias de trabalho com influenciadores para o próximo nível? Insira seu email abaixo e receba conteúdo exclusivo de tudo que cerca a Influência Digital.

Navigate
mautic is open source marketing automation